Reiki é um método de harmonização de origem japonesa, criado pelo Mestre Mikao Usui, que proporciona equilíbrio físico, mental, emocional e energético, possibilitando uma harmonização de forma holística, ou seja, do indivíduo como um todo. Isto explica o sucesso do Reiki que sempre apresenta resultados positivos, mesmo que seja apenas um relaxamento ou uma sensação de leveza e bem-estar, independente da pessoa acreditar ou não, de conhecer ou não este método.
Através de sua técnica, o Reiki recupera, restaura e mantém a saúde. Harmoniza todos os chacras que por conseguinte harmoniza todas as glândulas do sistema endócrino que produzem os hormônios essenciais ao organismo, isto é, equilibra a produção de hormônios.
Reiki é uma terapia que complementa o tratamento que a pessoa esteja recebendo do seu médico, acelerando o processo de recuperação da saúde, ajudando na cicatrização mais rápida em casos de cirurgia, desintoxicando o organismo de quimioterapia, radioterapia, etc. Hoje é adotado em vários hospitais conceituados do Brasil e do exterior para recuperação de pacientes internados.
É uma técnica muito simples mas extremamente eficaz e dentre os vários benefícios, podemos citar:
A pessoa recebe o Reiki sentada ou deitada, não havendo a necessidade de despir-se, enquanto o terapeuta vai tocando suavemente partes específicas do corpo, mas não é massagem. Permite também cuidados a distância.
É recomendado as pessoas de todas as idades, homens, mulheres, crianças, bebês, idosos, mulheres grávidas, alunos ansiosos, pessoas com quaisquer enfermidades, sendo totalmente seguro, sem contraindicação e sem efeitos colaterais. Pessoas de diferentes religiões, seitas, filosofias, ideologias podem receber Reiki, sem ferir as suas crenças, pois Reiki não é religião.
Reiki é uma palavra de origem japonesa que quer dizer Energia Vital Universal, energia de vida, a sabedoria que procede do Universo. É conhecido internacionalmente como “The Usui Reiki of Natural Healing” (Cura Natural de Reiki do Usui).
Se você desejar ser praticante desta técnica é imprescindível ser sintonizado no Reiki por um mestre devidamente habilitado. E só então passará a ter condições de cuidar dos outros e principalmente de si próprio, mantendo-se sempre saudável.
Mestre Mikao Usui
Mestre Mikao Usui (15/08/1865–09/03/1926), conhecido no Japão, como Usui Sensei, foi o grande descobridor deste método de harmonização, após meditar no Monte Kurama.
O Mestre Mikao Usui obteve resultados imediatos ao praticar Reiki em seus familiares e amigos, o que o motivou a divulgar este conhecimento em benefício da humanidade, ao invés de manter em segredo de família, como era costume na época dentro da tradição japonesa.
No mês de abril de 1922, o Mestre Usui abriu uma clínica chamada Usui Reiki Ryoho Gakkai (Academia de Técnica Terapêutica Reiki Usui), em Harajuko, Aoyama, Tóquio, perto do belo Meiji Jingu (santuário Meiji) onde atendia uma grande quantidade de pessoas que chegavam de todos os lugares, inclusive de locais muito distantes. E ali também realizava os seminários de Reiki.
Em 01 de setembro de 1923, Tóquio sofreu um terremoto devastador, chamado terremoto Kanto que destruiu totalmente a cidade, causou ferimentos e mortes, atingindo 143.000 pessoas que ficaram desabrigadas. O Mestre Usui trabalhou incansavelmente tratando as vítimas com Reiki. Sua clínica ficou pequena para comportar tantas pessoas e teve que abrir nova clínica em Nakano, em fevereiro de 1925.
O Mestre Usui realizava seminários de Reiki não só em sua clínica, mas também em várias cidades do Japão. Em uma de suas viagens, veio a falecer, aos 62 anos de idade, no dia 09 de março de 1926.
O Mestre Usui iniciou mais de 2.000 alunos, sendo que 21 alunos foram iniciados no nível de mestrado de Reiki e dentre eles encontrava-se o Mestre Chujiro Hayashi, iniciado em 1925, que teve uma grande participação na difusão do Reiki no Ocidente ao iniciar a Mestre Hawayo Takata que morava no Havaí, Estados Unidos.
O Reiki está inserido nas práticas terapêuticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho como profissão, código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE, em agosto de 2007.
Confira o código diretamente no site da CONCLA.
Os Princípios do Reiki (Gokai)
Kyo dake wa (Só por hoje):
きょうだけは
1º princípio: Ika ru na (Não sinta raiva)
いかるな
2º princípio: Shin pai suna (Não se preocupe)
しんぱいすな
3º princípio: Kan sha shite (Seja grato)
かんしゃして
4º princípio: Gyo-o hageme (Trabalhe honestamente)
ぎょうをはげめ
5º princípio: Hito ni shin setsu ni (Seja gentil com as pessoas)
ひとにしんせつに
O Mestre Mikao Usui recomendava aos alunos que fizessem uma reflexão profunda sobre os princípios do Reiki, todas as manhãs e todas as noites, na postura de meditação Gasshô (mãos em prece), verbalizando do fundo do coração cada princípio em voz audível. E procurando aplicar na vida diária estes princípios com o intuito de obter a transformação interior. Estes cinco princípios foram extraídos e selecionados dos poemas escritos pelo Imperador Meiji, que levou o Japão para a era moderna – seu reinado foi de 03/02/1867 a 30/07/1912.
Reiki
Gotas cristalinas
Branca-azulada
Com matizes douradas
Que caem como orvalho
Aconchegando os corações
Amainando as dores
E embalando almas feridas.
Toques sutis
Produzindo efeitos suavizantes
Ternura da Mãe Divina
Purificando o corpo e a alma
Sensação de leveza,
De serenidade, quietude,
Eterna plenitude.
Reiki
Delicada magia a tudo transformar
Em encantamento e beleza
E neste oásis de silêncio e paz
A inevitável expansão da consciência
E o encontro com a Divina Presença.
(Sadae Takahashi)